sábado, 13 de dezembro de 2008

Disjunção Maxilar - Expansão da maxila

Disjunção Cirúrgica da Maxila

A Odontologia contemporânea tem o objetivo de promover e manter a saúde bucal das pessoas, através das suas diversas especialidades. A Ortodontia, com esse mesmo propósito, visa à movimentação dental e ao equilíbrio das bases ósseas com o intuito de obter uma oclusão adequada e uma face harmoniosa.

O maxilar superior é composto de duas maxilas e o crescimento delas é o fator responsável pelo alongamento vertical da face entre os seis e doze anos de idade. No adulto, esses ossos estão unidos na sutura intermaxilar (setas).



Para alcançar uma oclusão adequada, além do correto posicionamento dos dentes, é importante a correta relação entre os ossos, o maxilar superior (maxila) e a mandíbula, nas suas diferentes posições: horizontal, vertical e transversal. Dessa maneira, as más oclusões podem ser classificadas como de ordem dental, esquelética ou uma associação entre ambas.
















A maxila precisa ter uma boa dimensão transversal para que a oclusão seja estável e funcional. Com essa dimensão reduzida (atresia) falta espaço para os dentes na arcada causando apinhamento, o “céu da boca” fica profundo (palato ogival) e os dentes posteriores não se encaixam na mandíbula (mordida cruzada). As causas da atresia podem ser de origem genética, fisiológica ou em decorrência de hábitos nocivos.


A correção dessa deformidade esquelética, em crianças e adultos jovens, pode ser realizada com aparelhos ortodônticos (ortopedia facial). No entanto, em pacientes adultos com atresias maiores que 5 mm e que apresentam os ossos que formam o maxilar superior unidos (sutura intermaxilar calcificada), os tratamentos ortopédicos não-cirúrgicos geralmente são ineficientes, podendo causar reabsorções dentárias, retrações gengivais e oclusão instável, dentre outras complicações.


Assim sendo, a disjunção maxilar assistida cirurgicamente tem sido indicada para pessoas com deficiência transversa de maxila e esqueleticamente madura. Dependendo da magnitude da disjunção, definida através de criterioso planejamento feito pelo cirurgião bucomaxilofacial e o ortodontista, a cirurgia poderá ser realizada em consultório odontológico, sob anestesia local e com sedação consciente, ou em ambiente hospitalar sob anestesia geral.


Alguns dias antes da cirurgia, o ortodontista irá instalar um aparelho expansor dento-suportado (Hirax) ou dento-muco-suportado (Hass) nos dentes posteriores bilateralmente, sem tocar na mucosa do palato. Esse aparelho será ativado e desativado pelo cirurgião durante a intervenção, após as secções ósseas (osteotomias). O afastamento dos incisivos centrais (diastema) durante a ativação trans-operatória do aparelho é a maior evidência clínica da disjunção maxilar. O paciente será orientado a fazer ativações diárias do disjuntor até que a mordida seja descruzada.








Os riscos e as possíveis complicações que envolvem uma intervenção cirúrgica são expostos e discutidos no pré-operatório. A necessidade e o momento mais oportuno para realizar o procedimento são definidos de comum acordo entre o paciente e o Cirurgião.


O sucesso dos procedimentos cirúrgicos depende do cumprimento rigoroso dos princípios aplicáveis às cirurgias em geral. Nas disjunções, como em qualquer outra cirurgia, preocupamo-nos em escolher a melhor técnica cirúrgica, com o menor potencial de recidiva, mínimo risco e aplicar todos os nossos conhecimentos científicos para melhor consecução do tratamento.


Caso Clínico


































fonte: www.odontologiamt.com.br -centro de cirurgia odontológica



77 comentários:

mirian disse...

Olá! TENHO DORES TERR´VEIS EM MINHAS MAXILA...NÃO CONSIGO SE QUER ABRIR A BOCA DIREITO,SERÁ QUE ESSE PROBLEMAS É UM CASO SIRURGICO?

fabianatolentino disse...

Olá Mirian,
Hoje em dia o procedimento cirúrgico é a última opção de tratamento. Procure um dentista qualificado para que ele possa fazer uma avaliação adequada do seu caso.
Estou a sua disposição,
Abraço

Patti disse...

oi tenho 28 e tenho mordida cruzada meu ortodontista me aconselhou a fazer uma cirurgia , mas no momento não tenho condições para fazer esse procedimento,então ele ira tentar expansor sem acirurgia , corro algum risco ? quais ? c não der certo meus dentes voltaram ao nolmal ?

fabianatolentino disse...

Olá Patti,
Tentar fazer a expansão sem cirurgia não trará riscos importantes aos seus dentes, desde que seu ortodontista te acompanhe em todas as fases.
Abraço,

rafaela disse...

Ola tudo bem Fabiana,
Por favor tira essa duvida fiz uma cirurgia de Expansão da maxila,tive que expandir 6 mm, dia 31 de setembro faz um mês, mas eu não sinto o lado esquerdo dos meus labios é como se estivesse anestesiado, gostaria de saber se isso é normal?

fico no aguardo....obrigada!!!

fabianatolentino disse...

Olá Rafaela!
Não é normal a permanência da anestesia após esse tipo de procedimento. Somente o cirurgião que executou a cirurgia poderá avaliá-la de forma mais completa e informar-lhe o que está acontecendo. Mas para tranquilizá-la eu já te antecipo que quando isso ocorre, geralmente é transitório e depois de algum tempo volta ao normal. Mas às vezes há necessidade de intervenção profissional. Portanto, procure seu cirurgião imediatamente.
Abraço

fabianatolentino disse...

Olá Rafaela!
Não é normal a permanência da anestesia após esse tipo de procedimento. Somente o cirurgião que executou a cirurgia poderá avaliá-la de forma mais completa e informar-lhe o que está acontecendo. Mas para tranquilizá-la eu já te antecipo que quando isso ocorre, geralmente é transitório e depois de algum tempo volta ao normal. Mas às vezes há necessidade de intervenção profissional. Portanto, procure seu cirurgião imediatamente.
Abraço

Silas disse...

Olá Fabiana,

Fiz uma cirurgia de expansão da maxila a 4 dias e foram extraidos tambem os 4 sisos. Tenho sentido dor e pressão em um dos lados, isso é normal? A maxila parece que ficou meio deslocada e fica mordendo a bochecha, isso tudo passa?

patricia disse...

ola Fabiana
tenho 29 anos e em outubro do ano passado tentei fazer a disjunção com o hyrax(não ocorreu)
agora estou com cirurgia marcada para o dia 12/02.
mudei de ortodontista e o mesmo quer falar com o meu buco pois tive retração gengival.
corro algum risco de não poder fazer a ciurgia?
obrigada

fabianatolentino disse...

Olá Patrícia!
O seu buco está preocupado com suas retraçoes de gengiva porque geralmente nessas regiões há uma menor quantidade de osso.
Acho que você deve fazer o ortodontista entrar em contato com o buco, porque o planejamento deve ser conjunto.
abraço!

Cris disse...

ola...
estou com o aparelho Hyrax faz alguns dias e ja tem uma espaço ENORME entre os dentes superiores, quanto tempo ficarei assim? pelo q minha dentista explicou, terá q formar osso, mas quanto tempo leva todo esse processo até tirar o aparelho? obs. tenho 17 anos.

fabianatolentino disse...

Olá Cris,

O tratamento completo de disjunção maxilar varia de 3 a 4 meses. Geralmente o espaço entre os dentes vai diminuindo gradativamente após a última ativação.

Abraço

Anônimo disse...

Olá! Fabiana. Adorei seus comentários. Tenho 33anos e estou tentando resolver os meus problemas dentários. Já usei aparelhos entre 9 a 14anos. Com 14 anos levei um tombo, quebrei o osso e perdi dois dentes e todo o trabalho ortodôntico foi para o saco. Para a dentista que procurei, que foi bem indicada aqui em Bh, o primeiro passo é o aparelho para alinhar os dentes e resolver a mordia cruzada para depois fazer ejeto ósseo na frente e trocar dois implantes que tenho bem na frente.Para começar a minha dentista diz que não tem como fugir desta cirurgia "disjunção", se não fazer não tem como resolver o meu caso. Estou com muito medo e fico me perguntando; será q realmente não tem como fugir?Esse problema de mordida cruzada pode piorar com os anos? Qual o problema de ter?Não queria fazer uma cirurgia como essa só por estética...As vezes me pergunto se não é melhor deixar os dentes tortos e resolver somente os implantes que estão ruim.Atenciosamente, Renata

Luci Ecleia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

ola!fiz uma expansão da maxila,dia 1/4/11 vai fazer um mês e não sinto o meu nariz ,meu labio superior,os dois lados da minha bochechas ainda estão anestésiados.POR QUANTO TEMPO VAI PERMANECER ASSIM?Também quero saber quanto tempo demora pra fechar este diastema que abriu entre os meus dentes centrais?aguardo a reposta!OBRIGADA!

fabianatolentino disse...

Ola! Quanto à sensibilidade, acredito que o melhor a fazer é procurar o profissional que fez o procedimento, pois somente ele sabe a extensão da expansão/cirurgia e poderá responder a essa pergunta.
Quanto ao eapaço entre os dentes, este vai fechando gradativamente depois que você parar as ativações.
Abç

emerson disse...

ola Fabiana, tudo bem ? tenho 40 anos e quando mais jovem fiz uso de aparelho ortodôntico umas 2, 3 vezes com ortos de renome, porém tenho mordida cruzada lado esquerdo, acompanhada de "bruxismo" e isso esta ocasionando desgaste dos dentes e dores na ATM. Um orto amigo quer tentar expansão maxilar sem cirurgia e após usar metodo DAMON..Pergunto: qual a eficiência da expansão nao assistida cirurgicamente ? Agradeço sua atençao
Emerson/ Curitiba

Anônimo disse...

Gostaria de saber se a troca do hirax pode ocorrer durante a expansão... e se necessária normal a sua troca...usando o argumento de que o aparelho está menor?

fabianatolentino disse...

A troca do Hyrax pode ser necessária quando o tamanho do disjuntor pr insuficiente para a expansão desejada.
Abç

wesley disse...

Ola!Tudo bem? Faz uns 5 meses que estou com o aparelho Hirax inativo na boca e estou tentando fazer a cirurgia de expansão da maxila, mas sem sucesso . Na Universiade de minha cidade já adiaram por duas vezes esta cirurgia porque alegaram que entre meus incisivos centrais superiores não tinham espaço para poder fazer a disjunção, e pediram para que meu ortodentista "arrumasse" este espaço. No entanto ele me disse que não era tão facil assim pois poderia durar pelo menos 1 ano paa mover todos os dentes. E agora mesmo eu aceitando os riscos que me foram impostos não querem mais fazer a cirurgia. Esta questão de espaço realmente impede o sucesso da cirurgia?

fabianatolentino disse...

wesley, dependendo da angulação da raiz, a cirurgia torna-se inviável. O melhor neste caso seria corrigir esta angulação.

Marcelo disse...

Olá! Eu realizei um disjunção cirúrgica há pouco menos de um mês, as ativações já terminaram e eu estou com um espaço da largura do meu indicador entre os incisivos. O ortodontista colocou brackets na arcada, mas disse que não faria nenhuma movimentação ortodôntica por 30 dias após o término das ativações (o que ocorreu esta semana). Tenho duas dúvidas: me foi informado que o diastema diminuirá gradualmente e naturalmente neste período, mesmo sem o auxílio mecânico do orto, mas quanto tempo em média demorará para que ele fique ao menos "aceitável" (está horrível). Segundo, o aparelho disjuntor foi "travado", mas existe alguma chance de a expansão "receder" e eu voltar a ter mordida cruzada neste meio tempo? Pergunto isso porque se os dentes voltarão a se aproximar naturalmente, eu imagino que o espaço adquirido para "descruzar" a mordida poderia diminuir, não? Do lado esquerdo (onde estava o problema) a maxila está a poucos milímetros de distância do canino da mandíbula, enquanto do lado direito (onde eu tinha uma mordida normal) a expansão afastou os dentes por quase meio centímetro.

Thiago disse...

Olá...!!! tenho 30 anos e me foi indicado pela minha cirurgiã dentista uma disjunção cirurgica maxilar para tentar corrigir meus dentes pois tenho o céu da boca muito profundo, muito mesmo...!!! e gostaria da sua opinião sobre essa disjunção cirurgica maxilar, gostaria de saber se será possivel com isso corrigir perfeitamente meus dentes... agradeços desde já

fabianatolentino disse...

Olá Thiago,

Pode fazer este procedimento com tranquilidade, pois é bastante seguro e com ele é possível a correção do posicionamento dos dentes.

Abraço

Anônimo disse...

Oi tenho 19 anos e gostaria de saber se esta cirurgia (disjunção do palato) altera o tamanho e a forma do nariz. Obrigado

Anônimo disse...

Olá! Só gostaria de tirar uma duvida... Tenho 24 anos e coloquei o hyrax a 2 meses para tentar resolver uma mordida cruzada unilateral contudo ele nao esta funcionando. Tendo em conta que não tenho condições economicas para avançar com a cirurgia, existe alguma alternativa?
Patrícia C.

Anônimo disse...

OI, fiz minha disjunção de maxilar, na segunda passada (11/07), ja comecei a tivar o aparelho, por quanto tempo ficarei ativando o aparelho- 2)nao tenho sensibilidade nos dentes parece que esta morto, demora a voltar?Vou ter sensibilidade de volta? Meu maxilar parece que esta solto, e ao tentar falar sinto como se o dente superior da frente estivesse caindo, é normal??? grata

fabianatolentino disse...

O tempo que você vai ativar o ortodontista é quem vai definir. Quanto à sensibilidade e sensações, o melhor é você nevar uma nova consulta com o dentista que fez a disjunção para ele reavaliar. Abraço

Káren Souza disse...

Oi Fabiana,

Meu dentista indicou disjunção palatina pois tenho mordida cruzada. Disse também que por 5 meses após cirurgia ele não pode começar a "puxar" os dentes para corrigir o diastema. Só queria saber se tem algo que posso fazer durante esse tempo para disfarçar o espaço entre os dentes, é possível?

Obrigada! Adorei seu blog, me ajudou bastante!

fabianatolentino disse...

Não há nada a fazer, só aguardar.

Costumo colar braquetes onde não há disjuntor para ficar evidente que o paciente encontra-se em tratamento ortodôntico.

Espero ter ajudado. Obrigada

Káren disse...

Obrigada Fabiana!

Anônimo disse...

Olá
irei fazer a cirurgia em breve e queria saber como que é a alimentação
Quantos dias preciso ficar afastada da escola

Edna Vilma disse...

BOM DIA! SOU EDNA VILMA E VOU TER QUE FAZER ESTA CIRURGIA, ESTOU COM MT MEDO, MAS SEI QUE MEU CASO É SÉRIO. HÁ 6 ANOS FAÇO TRATAMENTO DE SÍNDROME DO PÂNICO. EU ATÉ HJ NUNCA FIZ CIRURGIA NENHUMA. TENHO MUITAS DÚVIDAS.

fabianatolentino disse...

Edna, o que posso lhe adiantar é que é um procedimento simples, contanto que um profissional bem qualificado seja o escolhido. Converse com o buco-maxilo que irá fazer a cirurgia quais as opções de anestesia e sedação que ele pode sugerir para o seu caso. Fique tranquila e boa recuperação.

Anônimo disse...

Olá! Achei seu blog pelo google e gostei mto! Vou ter que fazer a disjunção palatina, mas meu maior medo e dúvida é: A CIRURGIA ALTERA MUITO AS FEIÇÕES DO ROSTO? E O NARIZ?

Aguardo retorno, muito obrigada!

fabianatolentino disse...

Não, a disjunção não altera significativamente as feições do rosto e nariz. Pode ficar tranquila!
Abs

Cibely disse...

Olá tenho 14 anos
Coloquei o aparelho Hirax a 6 dias ontem foi a ultima ativaçao um diastema central muito grande surgiu , sei que é normal isto ocorer, mais em media quantos dias seram nescessarios para que ele se feche? Os sera preciso a utilizaçao de um aparelho fixo ?
obrigada =)

fabianatolentino disse...

Olá Cibely,

É normal a formação deste espaço, chamado diastema. É a prova que o aparelho está funcionando. Ele fechará sozinho, mas demora algumas semanas.

Abs

Marcelo disse...

Boa noite Fabiana!
Fui ao dentista semana passada para ver um tratamento de canal que farei e fiquei assustado em saber que possuo "mordida cruzada" tendo então que fazer uma intervenção cirúrgica para correção. Gostaria de saber qual o tempo aproximado que posso retornar ao trabalho? De que poderei alimentar-me? Quanto tempo enfim preciso para recuperação total? O procedimento é muito doloroso? Desde já, grato.

fabianatolentino disse...

Marcelo, suas atividades serão interrompidas somente no dia da cirurgia, talvez 1 ou 2 dia depois. É um procedimento bastante tranquilo e de alta taxa de sucesso. Não é dolorido, porém serão administrados analgésicos para o controle da dor pós-operatória.
Fique tranquilo, se você realmente precisa deste procedimento, faça sem receio.

Abs

Marisa disse...

ola tenho 21 anos e descobri q th mordida cruzada...o meu dentista aconselhou a procurar um ortodoncista porque provavelmente terei de fazer uma cirurgia para dijunção do palato eu nao queria nada th esperança q me digam q o uso do aparelho dentario chegue...eu ja vi a cirurgia pela net e parece bastante doloroso o pos operatório eles cortam muito osso...
Alguem que ja th feito a cirurgia me pode dizer como correu? como e o pos aperatório?

Cumprimentos

eline sena disse...

Olá! Gostaria de saber se há outro procedimento além da cirurgia! Tenho 21 anos e fiz tratamento aos 17 com aparelho ortodôntico mas não ocorreu a disjunção do palato. O dentista disse q teria q fazer a cirurgia mas até hj não criei coragem ;)

fabianatolentino disse...

Eliane,

Mediante o que você informou, considero que sua única opção para o tratamento seja a cirurgia, mas pode ficar tranquila que apesar de ser um procedimento cirúrgico, é bastante simples. Crie coragem e confie no profissional que você escolher.

Abs

marina disse...

olá, meu nome é marina e coloquei o hirax pra realizar a disjunção,vou tomar anestesia local, como é a cirurgia?sente muita dor?quando ativa o hirax e os dentes separam doi muito?estou muito nervosa, bjs

Anônimo disse...

Boa tarde, Fabiana.

Me chamo Talita e já passei por alguns dentistas. Tenho 24 anos e pelo primeiro me foi recomendada uma cirurgia de disjunção palatina. No segundo que apenas o expansor abriria muito pouco e que não era nem aconselhável tentar fazer o tratamento sem a cirurgia, já o terceiro disse que conseguiria, muito provavelmente, abrir de maneira satisfatória.
Todos viram minha pasta e eram dentistas com boas referências.

Eis a questão. Qual é a verdade? É verdade que aos 24 anos apenas o aparelho não resolve mais, ou apenas há a chance de não funcionar?! Estou extremamente confusa,pois se há a possibilidade de não operar, seria melhor, mas também não quero fazer um tratamento que não vá dar em nada...
Agradeço muitíssimo pela ajuda!

Att,
Talita M.

fabianatolentino disse...

Talita,

A disjunção palatina é a separação da maxila direita da maxila esquerda. Aos 24 anos, a possibilidade dessa disjunção ocorrer sem o auxilio de uma cirurgia é bastante pequena, mas não impossível.

Portanto, nenhum dos 3 dentistas está errado. Cada um está usando como referencia para o seu plano de tratamento a sua própria experiência.

Sugiro que você escolha o profissional que mais te agrade e converse sobre a possibilidade da disjunção não cirúrgica e dos riscos de tenta-la

Abs

Anônimo disse...

Kellvy,

Olá, eu completei 20 anos esse mês e minha ortodontista me recomendou fazer o tratamento sem a cirurgia, coloquei o hyrax nesse mês e comecei a ativação segunda-feira dia 21, e foi recomendado que eu fizesse as ativações 4 vezes ao dia até o dia 25, pois, vou comparecer no consultório dia 26, porém hoje dia 23 já estou na metade do processo e ainda não ví nenhuma diferença quanto a separação dos dentes da frente.
Você acha que esse tratamento tem chances de dar certo sem a cirurgia??

Lαilα Mαcεdo disse...

Bom dia!
Tenho 20 anos e possuo mordida cruzada, e ao proucurar um consultorio odontologico a 2 anos atraz, comecei a usar aparelho.
Tirei faz 2 meses, uso agora o móvel (Eu achei mto rápido o tratamento e a mordida concertou muito rapidamente em menos de 3 meses ja estava mordendo normalmente)

mais estou sentindo que minha mandibula (dentes inferiores) empurrando os dentes de cima... como se a mordida cruzada estivesse qurendo voltar novamente...
Os dentes estão perfeitos e alinhados, porem parece que a parte esquerda inferior está querendo ficar sobreposta a parte superior novamente...
Eu falaei do desconforto a minha dentista, porem não senti muita segurança no tratamento dela, acho que ela devia ter averiguado antes o melhor tratamento e o tempo necessario antes de retirar o aparelho.

estou com um pouco com dificuldades de fechar a boca, pq a parte de baixo esta dando desconforto (movendo-se para frente)
e eu só durmo de boca aberta... o que acho que prejudica ainda mais.

Nesse caso seria possivel proucurar outro tratamento ou no caso outra clinica odontologica ?
Você tem alguma para me indicar na região de Contagem - Belo Horizonte??
o Meu caso é reversível?
Obrigada

Lαilα Mαcεdo disse...

Bom dia!
Tenho 20 anos e possuo mordida cruzada, e ao proucurar um consultorio odontologico a 2 anos atraz, comecei a usar aparelho.
Tirei faz 2 meses, uso agora o móvel (Eu achei mto rápido o tratamento e a mordida concertou muito rapidamente em menos de 3 meses ja estava mordendo normalmente)

mais estou sentindo que minha mandibula (dentes inferiores) empurrando os dentes de cima... como se a mordida cruzada estivesse qurendo voltar novamente...
Os dentes estão perfeitos e alinhados, porem parece que a parte esquerda inferior está querendo ficar sobreposta a parte superior novamente...
Eu falaei do desconforto a minha dentista, porem não senti muita segurança no tratamento dela, acho que ela devia ter averiguado antes o melhor tratamento e o tempo necessario antes de retirar o aparelho.

estou com um pouco com dificuldades de fechar a boca, pq a parte de baixo esta dando desconforto (movendo-se para frente)
e eu só durmo de boca aberta... o que acho que prejudica ainda mais.

Nesse caso seria possivel proucurar outro tratamento ou no caso outra clinica odontologica ?
Você tem alguma para me indicar na região de Contagem - Belo Horizonte??
o Meu caso é reversível?
Obrigada

Anônimo disse...

Oi doutora. é o seguinte meu nome é Karina tenho 13 anos vou fazer 14 , já uso o aparelho fixo a 2 anos e meio e tenho a mordida cruzada , pois chupei dedo , minha dentista disse q eu vou ter q usar o Hyrax e eu estou com muito medo, choro sempre , mais ñ tem jeito serei obrigada pela minha mãe a coloca-lo , e pelo que eu pesquiso na internet as pessoas falam q é muito ruim principalmente a fala. então gostaria de saber como é , se doí muito na hora de colocar , se a fala fica realmente horrível, se esse diastema é muito grande, se terei muita dificuldade na adaptação e se é muito ruim de comer e se aiiiii to muito nervosa coloco as ligas sabado e de sabado a 8 coloco o aparelho !! ai meu Deus!

Anônimo disse...

Ola Dr.a amei seu blog , eu tenho 13 anos, faço 14 daq a uns dias , estou a 2,5 anos com o aparelho fixo , pois a dentista que eu estava indo só queria arrancar meus dentes , e ñ fazia nada , ñ doia pois ela ñ apertava mais , então troquei de dentista e agora a nova mim falou que eu vou usar o Hyrax pois chupei dedo e possuo o céu da boca fundinho ai eu tenho a mordida cruzada , aii dia 16 colocarei o Hyrax e gostaria de saber , se tem muita dificuldades para se adaptar ao hyrax , se ele doí muito , se no começo tem que comer só coisas liquidas, e a minha dentista falou que eu vou ficar com o Hyrax e o fixo na boca então o diastema pode aparecer ?

mim ajuda por favor , estou ficando com medo!! desde já agradeço!

Amanda disse...

Ei Fabiana,
Utilizei aparelho dos 9 aos 14 inclusive disjuntor e expansor de maxila superior. Aos 23 coloquei aparelho fixo novamente pois meus dentes desalinharam e tirei janeiro/2012 e minha mordida esta levemente cruzada ainda e meu canino voltou á posição anterior ao tratamneto (isso em apenas 6 meses usando contenção). Obs: tenho 27 anos e mordida cruzada unilateral (lado esquerdo) superior. Atualmente a arcada não sobrepoe nem antecede a arcada inferior, esta alinhada. O q vc me indica? Estou já cansada de me submeter a tratamentos em vao.

fabianatolentino disse...

O uso do Hyrax altera LIGEIRAMENTE a fala e TEMPORARIAMENTE. Então, fiquem tranquilos! Quanto ao diastema (espaço entre os dentes anteriores), também é temporário e varia de acordo com a necessidade de expansão. Quanto maior a mordida cruzada, maior será o diastema. Mas ele vai fechando naturalmente assim que o expansor para de ser ativado. Calma! É um procedimento tranquilo!

fabianatolentino disse...

Amanda,
Quanto ao seu problema de mordida, é difícil dizer o que é mais correto somente com o que você me escreveu. Mas posso adiantar que é importante você fazer uma avaliação atual, radiográfica e fotográfica e com um bom profissional ortodontista ou buco-maxilo. Eles poderão avalia-la adequadamente.
Abs

Anônimo disse...

Olá fiz a cirurgia de expanção da maxila a 6 dias e ainda estou com o rosto muito inchado e sinto dores, meu medico não me deu nada para ativar o aparelho estou preocupada se está certo?
obrigada

Bruna disse...

Olá Fabiana,
Eu coloquei o Hyrax alguns dias,fiz todo o procediemnto recomendado pelo meu dentista,mas estou com od dentes sensiveis e também com muita dificuldade nas refeições o que posso fazer pra aliviar isso? E também vou fazer uma cirurgia pra retirar os 4 molares pois não há espaço pra nenhum dentes, tem algum perigo em quebrar o hyrax?obrigado

fabianatolentino disse...

Olá Bruna,

Você pode tomar algum analgésico e se alimentar com alimentos mais macios. Quanto às extrações dos dentes do siso, o risco de quebra do Hyrax é minino. Abs

Anônimo disse...

Ola,por favor, estou muito nervosa,tenho sentido dores nas maxilas,e uma dor de cabeça terrivel, uma dificuldade ao abrir ''muito'' a boca,e na mastigação de alimentos mais duros como ''carnes'',e comentei com minha professora que é fisioterapeuta,se ela podia me ajudar,expliquei tudo isso a ela e que alias,na mastigação e até no ato de falar,sinto uns ''estralos'' nas maxilas,e sensibilidade,chegando dependendo do movimento mais brusco,sentir até dor.E quando coloco a mão perto da orelha sinto os dois lados se deslocar bastante e junto uns estralos seguidos em um só mivimento de abrir e fechar a boca.
E a minha professora me recomendou proucurar urgente um dentista nessa aréa,e ainda afirmou que pode chegar a cair o maxilar,e é uma dor terrivel, estou muito assustada com toda isso,e vc acha que realmente pode ser o caso de cirurgia, me ajude por favor.

fabianatolentino disse...

Olá, você deve procurar um buco-maxilo ou um especialista em ATM para avaliação. São poucos os casos cirúrgicos.

Abs

Gisinha Melo disse...

gisela melo
Olá!
Fiz a cirurgia dia 6 de dezembro, e estou com o aparelho se aivar a uma semana pois o tamanho do disjuntor foi insuficiente para a expansão desejada e a minha dentista só volta dia 3 de janeiro. Gostaria de saber se tem problema eu ficar esse tempo todo com o aparelho parado na boca e se eu corro o risco de perder a cirurgia e o osso calcificar? obrigada

fabianatolentino disse...

Olá, para este período não há o risco de calcificação óssea. Aguarde a sua dentista retornar às atividades e agende um horário.
Abs

Gisinha Melo disse...

Olá!
Como já tinha falado anteriormente, fiz a cirurgia de buco dia 6 de dezembro, e estou com o aparelho de ativar sendo que desde 26 de dezembro não estou mais ativando pois o tamanho do disjuntor foi insuficiente para a expansão desejada e a minha consulta estava marcada para o 3 de janeiro. Sendo que no dia 3 de janeiro a minha dentista pediu pra que eu ficasse até o dia 16 de janeiro próxima consulta sem ativar e sem fazer a troca do aparelho pois meu céu da boca ainda estava com resíduo da cirurgia, ela não queria fazer o molde para o outro aparelho e nem colocar o outro aparelho para retornar a ativação e também meu rosto ainda estava bem inchado, então pediu que eu aguardasse. Gostaria de saber novamente se tem problema eu ficar esse tempo todo com o aparelho parado na boca pois irá fazer 1 mês e os dentes que tinha se separado estão voltando para o lugar e se eu corro o risco de perder a cirurgia e o osso calcificar? Será que ela está me enrrolando?
obrigada

fabianatolentino disse...

Olá,

A calcificação óssea completa só ocorrerá após, pelo menos, 4 meses. Então, aguardar mais 1 mês não é problema. Não acredito que ela esteja te enrolado, confie na profissional que você escolheu. Abs

Fabiana Ramos disse...

Olá boa tarde, minha chará rsrsrs
Tenho 17 anos e coloquei o expansor palatino dia 12 de novembro, no começo fiquei muito nervosa no dia que coloquei ate chorei, porque não conseguia falar nada direito, e para comer também era muito dificil. Ja se passaram 2 meses, ja consigo falar melhor e comer tiro de letra, rs. O diastema que abriu entre meus dentes é um pouco mais que um fio dental. Gostaria de saber se pelo menos até março esse diastema irá fechar, apesar de não ser muito grande me incomoda bastante. Obrigada!!

Leonor disse...

Olá Fabiana!
Tenho 43 anos e comecei a usar aparelho aos 07 anos. O último que coloquei eu tinha mais ou menos 23 anos. Tenho dentes grandes e o céu da boca muito fundo e com isso meu rosto é muito longo. Durante os meus tratamentos eu tive que extrair 8 dentes os 04 pré-molares e os 04 císos. Mas sempre fui dentuça, pois como falei anteriormente tenho dentes grandes. Agora percebo que estou novamente ficando mais dentuça do que de costume e visitando uma orto ela me indicou o uso do Hirax para expandir o meu palato e depois o uso de um aparelho móvel, pois eu tenho muita reabsorção devido a força utilizada pelos aparelhos fixos. Gostaria de saber se esse procedimento é correto, pois na minha idade há possibilidade de abrir um diastema? Terei algum custo beneficio com esse tratamento?
Abs.

Rafael do Amaral Riva disse...

Olá Fabiana!

Fiz a Cirurgia de expansão em novembro de 2.012 e ate agora meus Dentes não fecharam nem se quer um pouquinho :( Meu dentista me informou que eu deveria ficar com o aparelho que expandi o palatino ate o final de Janeiro.Retornei agora em fevereiro para poder retirar o aparelho e ele falo que vou ter que ficar por mais 3 meses com o aparelho e que meu dentes só vão fechar quando eu tirar esse aparelho e colocar o fixo nos dentes.Estou confusa não aguento mais ficar com os Dentes assim.Gostaria de saber sua opinião.

fabianatolentino disse...

Olá,

Normalmente os dentes começam a fechar logo após o término da ativação da disjunção. É claro que isto não é regra, mas é o mais comum. Perceba se você não criou o hábito de colocar a língua ou algum objeto neste espaço, pois isto interferirá no fechamento natural.

Caso realmente este diastema não feche, após a cicatrização completa do palato (após o tempo de contenção da disjunção) será possível o fechamento com a ortodontia fixa.

Espero ter ajudado.

Abs

Anônimo disse...

eeOlá boa tarde .

Realizei o procedimento de disjunção .Estou há 02 meses com o Hyrax travado , porém não gostei do meu noveo perfil .Estou pensando em tirar o Hyrax para ocorrer a recidiva , será que terei exito ?

Mirna

fabianatolentino disse...

Nesta fase você terá recidiva. Mas antes de fazer qualquer coisa por conta própria, converse com o seu Ortodotista, já que esta etapa pode ser temporária.
Abs

Anônimo disse...

olá Fabiana,eu tenho 20 anos e meu dentista disse que preciso do hyrax pra tirar a mordida cruzada..Éssa é uma idade ruim pra usar esse aparelho?Ainda hà possibilidades de fazer a correção com o Hyrax sem a cirurgia?bjo

fabianatolentino disse...

Olá, aos 20 anos há pequena probabilidade de conseguir a disjunção sem cirurgia. Mas eu tive acesso a um caso de uma mulher com 34 anos que teve sucesso .Acredito que vale a tentativa por um período pequeno de tempo e supervisionado pelo seu Ortodontista. Abs

Anônimo disse...

Pode colocar resina nos dentes da frente pra fechar um pouco o espaço, depois o dentista vai desgatando conforme vai fechando, não sou dentista, mas foi o que o meu dentista aconselho.

Anônimo disse...

Gostaria de saber se quem faz a disjunção tem que ficar sem fazer exercícios físicos

Odontologia Tolentino disse...

Somente se for disjunção cirúrgica, durante o período que seu Buco-Maxilo recomendar. Abs

Daniela disse...

Ola, tenho 36 anos e vou usar o hyrax por uns 6 meses sera que resolve mesmo? Estou um pouco preocupada, se realmente vai surtir efeito com esse tratamento.

Luana Cristina Caldeira de Souza disse...

Boa tarde!

Fui submetida à cirurgia de disjunção palatina, e após criou-se o tão temido mas esperado diastema:( ( esta horrível,parece que estou banguela rs )
Queria saber quanto tempo demora para fechar ?

Odontologia Tolentino disse...

Luana, o diastema fecha espontanea e gradativamente, dentro de 4 semanas ele terá diminuído bastante. Abs